Ser voluntário é ser útil, deliberadamente, sem esperar recompensas nem compensações.

Ser voluntário é, por vezes, um benção para quem benificia.
WWW.BLOGAO.KIT.NET

sábado, 19 de abril de 2008

Adote, seja voluntário a tempo inteiro.

Muitos são os voluntários que para além de ajudar as crianças de abrigos, levam uma para a sua vida.

A este voluntários eu chamo de voluntários a tempo inteiro.~

Mas não precisa de o ser para adotar......

À sempre uma crianças, infelizmente, a precisar de si e da sua família.

Lembre-se que toda a criança merece uma familía.





SOLANGE MIRANDA

Trata-me como uma mulher. Sê um homem, não um cobarde

A cada minuto que passa alguem sofre violência doméstica

Prque me bates?

Porque gritas comigo?

Porque me insultas?

Porquê???

Afinal eu sou tua mulher!!






SOLANGE MIRANDA

Vacinar para Salvar

Um milhão e cinquenta mil crianças com menos de cinco anos morrem todos os anos por doenças que podem ser prevenidas por vacinação, como o sarampo, a meningite, a tosse convulsa e o tétano neonatal. As vacinas existem no mercado. O que falta são os programas de imunização.





Cento e três países industrializados conseguem proteger 90 por cento das suas crianças contra as doenças evitáveis. Outros 16, na América Latina, Caraíbas, Europa Central e de Leste, no Médio Oriente e Norte de África têm feito progressos notáveis. No entanto, em 74 países sobretudo na África Ocidental e Central e no Sudeste Asiático, os programas de vacinação são insatisfatórios, pois apenas 52 por cento das crianças são vacinadas. Em 41 destes países os bebés estão menos protegidos do que estariam há uma década.




Cada ano, nascem 130 milhões de crianças que precisam de ser imunizadas. Vinte e sete milhões ficam por vacinar.
Vânia Alheiro

A missão é para todos!


Eu ajudo. Nós ajudamos. E tu, ajudas?


Uma imagem vale mais que mil palavras...
E esta imagem vale por todos estes 6 meses de trabalho neste projecto...
Vânia Alheiro

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Abuso de crianças

Abuso de crianças

O voluntariado não se trata só de ajudar quem não tem casa, que não tem pão....
Trata-se também de ajudar quem sofre crimes difíceis de denunciar.....Como é o caso da APAV, que apoia vítimas de crimes.

SOLANGE MIRANDA

Menina Maria


*** Menina Maria ***

Maria menina faceira

Que corre na rua

Descalça,

Cabelo amarrado,

O rosto suado,

Brincando,

De pega -pega,

Esconde-esconde,

Mas de boneca...

Nem sei por onde!

Família pobre,

Tem 12 irmãos,

O pai?

Desempregado,

Tentando arrumar um trabalho,

Pra trazer e por na mesa

Pelo menos do dia o pão.

A mãe é lavadeira,

Trabalhadeira,

Ficou doente,

Não lava mais...

Os doze filhos?

Uma escadinha

A maioria sabe onde está?

Lá no farol!

Vendendo bala,

E comendo pó,

Que inocência,

Dessa menina

Maria!Que brinca,

E nem pensa na vida!

O que vai ser...

Como será...

Ela não sabe,

Ela não pensa,

Quem é o futuro,

Qual é a sentença...

E assim vai por ai a fora

Muitas Marias,

Com a mesma história.

SOLANGE MIRANDA


PORQUE SERÁ?


A cidade dorme,


Num sono profundoLá fora...


Amanhece rapidamente


Corre uma brisa, que nos desperta,


Do torpor do sonoA azáfama, começa de repenteA correria...


Toma conta das nossas vidas


Absorvendo-nos,engolindo-nos


Mais uma vez…


Esquecemos o que nos rodeia


Nem sequer, olhamos para o lado


Não temos tempo!?Ou simplesmente, não queremos ver...!Ali!


Alguém que pede esmola


Acolá! Uma criança abandonada


Mais abaixo...


Um sem-abrigo


Que há muito, perdeu a esperança


É assim na minha cidade,


Em todas as cidades,


Em todos os lugares,


A história repete-se


Esquecemos sempre,


O que se passa à nossa volta


Como se não víssemos


Ou então...


Pura e simplesmente ignoramos...


Estaremos cegos...!


Ou à nossa volta...


Criamos uma barreira glaciar,


Que nos gelou…


E nos tornou insensíveis...!?


Porque será?


Eu até sei porque é, mas não vale apena entrar aqui com politicises


o que é importante é:


È urgente ajudar os sem-abrigo, e graças a associações como LBV isso já acontece e mais uma vez reconheço o grande esforço desta associação tão especial e que me ajudou tanto.


SOLANGE MIRANDA

Podias ser tu


Poderia Ser Eu

Há milhões perambulando nas ruas

Na falta de um lar pra chamar de seu:

A noite fria queima a pele nua...

-Poderia ser eu...

Presos de uma moderna escravidão;

Gente que não sabe por que nasceu;

Miséria externa, interna solidão:

-Poderia ser eu...

Só vendo a dor, sem chance de amanhã,

Sem esperar mais dessa vida vã

Do que a liberdade do último adeus...
Ah, Deus!

São meus iguais, meus semelhantes!

Minha ingratidão é tão humilhante...

-Poderia ser eu!

SOLANGE MIRANDA

domingo, 13 de abril de 2008


Amor + Coragem + Sacrifício = Caridade


A grande escola é o amor: as exigências do amor levam a grandes heroísmos. Quando a amor é verdadeiro, o sacrifício não dói; o amor faz estimar como bem próprio o que é um dever.


(Gustave Flaubert)



Ana Raquel

Eu ajudo. Nós ajudamos. E tu, ajudas?

Se não te contentas em ficar a ver,



Se tens vontade de fazer algo pelos outros,



Se não te assusta o trabalho,



Se valorizas a amizade e a solidariedade,



Vem,





Sê voluntário!
Ajuda quem mais precisa..
Vânia Alheiro

Os Super Generosos

O escocês Andrew Carnegie foi um dos maiores industriais do século XIX e inicio do século XX. Era o homem mais rico do Mundo. Tinha como lema: «O Homem que morre rico, morrew desonrado», pois deve ajudar os mais carenciados. Entre 1902 e a sua morte em 1919 doou 4.3 mil milhões de euros. É pioneiro dos filantropos, os que amam a Humanidade.

Os mais generosos do século XXI

O pódio pertence a norte-americanos:

1- A Fundação Gordon e Betty Moore ofereceu 5.5 mil milhões de euros para a defesa do meio ambiente e ciência.
2- A Fundação Bill e Melinda Gates doou 4.2 mil milhões de euros para a saúde (vacinação e sida), educação e bibliotecas.
3- Warren Buffett destinou 2 mil milhões de euros à redução do arsenal nuclear.

Da Europa

George Soros, da Hungria dedicou 1.8 mil milhões de euros a programas de incentivo à democracia e liberdade. Está em quarto na tabela.
Pierre Omidyar, da França, canalizou 336 milhões de euros para micro créditos. É o 19º da tabela.


Da Ásia
O mais generoso é o chinês Huang Rulun. Concedeu 37 milhões de euros para a educação, saúde e combate à pobreza. É o 54º mais generoso do Mundo.

Da Oceânia
A australiana Elisabeth Murdoch é a mais benemérita da Oceânia. Entregou um número indeterminado de milhões de euros para programas de saúde e educação infantil.

África
Não tem filantrops que se destaquem. Há fundações que utilizam os fundos que chegam do estrangeiro.

Portugal
O filantropismo português soma 350 milhões de euros neste século, entre ajudas ao Estado e da Organizações Não Governamentais (ONG). Destacam-se como doadores a Fundação Gulbenkian e a Fundação Champalimaud. Esta dispõe de 500 milhões de euros para pesquisa em medicina.



Mais de 65 mil organizações de filantropia em todo o Mundo reúnem fundos aproximados de 388 mil milhões de euros e aplicam anualmente doações no valor de 25 mil milhões de euros.

Vânia Alheiro

Jovens exigem solidariedade

Chama-se jovens aos rapazes e raparigas com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos.
Em 2005, havia 1.153 milhões de jovens, cerca de 980 milhões vivem em África e na Ásia.

Pobreza

Duzentos e nove milhões de jovens, sobretudo do Sudeste Asiático e de África, são extrema¬mente pobres: vivem com menos de um euro por dia. Outros 516 milhões dispõem de dois euros diários para viverem.


Estudo e Emprego

- 130 Milhões de jovens são analfabetos;
- 65 Milhões de raparigas não podem frequentar a escola;
- 78 Por cento dos jovens que terminaram o ensino primário matricularam-se no secundário;
- 88 Milhões de jovens fre¬quentam o ensino supe¬rior;
- Outros 88 milhões de jo¬vens estão desemprega¬dos;
- Dos 175 milhões de mi¬grantes, 26 milhões são jovens.

Voluntariado

A maioria dos 40 milhões de voluntários de mais de 100 países que executam trabalhos a favor das populações pobres são jovens.

Saúde Materna

- No Mundo, cada ano, 14 milhões de raparigas com menos de 20 anos são mães; e outras cinco milhões submetem-se a abortos;
- Em vários países de África, mais de metade das jovens sofrem mutilação genital;
- Cada ano, 30 milhões de jovens contrai doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Vícios

-80 Por cento dos fumadores começam antes dos 19 anos. Cada dia, 90 mil jovens começam a fumar;
- 25 Por cento dos que se injectam com drogas têm menos de 20 anos.

Sida

- 60 Por cento dos trabalhadores sexuais são jovens;
- 10 Milhões de jovens têm sida, dos quais, seis milhões em África e dois milhões na Ásia.

Violência



Desde 1995, a delinquência juvenil aumentou mais de 30 por cento.



Devolver a esperança aos jovens oprimidos ou desiludidos é possibilitar-lhes concluir os estudos, entrar no mercado de trabalho e participar livremente da vida cultural, politica e religiosa.




Vânia Alheiro

sexta-feira, 11 de abril de 2008



Não ignores.

Porquê?

Porque é inevitável...

Porque um dia poderemos ser nós...

Então que estás à espera para actuar?

Sê útil.
Sê prestável.
Sê amigo.
Sê humano.

AJUDA!


Ana Raquel

quarta-feira, 19 de março de 2008

Vídeos

Estes 3 videos em baixo podem parecer que não estão relacionados com o nosso tema, mas eu pessoalmente aprendi muito sobre este 3 temas nas nossas acções de voluntariado, o amor, o trabalho em equipa e a educação/formação.

O amor está sempre presente neste tema, pois o que um voluntário recebe em troca não é nada mais do que amor, o que leva o voluntário a ajudar é o amor ao próximo, o que o beneficiados mais precisam é de amor.....enfim...o amor esteve sempre presente.

o vídeo que se segue, é uma das várias formas do amor,não é mais diga que a forma do amor no voluntariado, mas é a minha preferida :D


1. O trabalho em equipa é uma das coisas mais importantes no voluntariado, se assim não fosse não seria possível, por exemplo, realizar-mos a festa de natal da LBV.

2. Este vídeo retrata a necessidade de trabalhar em equipa.

3. Uma grande aposta no voluntariado é a formação, a educação e a sensibilização dos mais novos para a necessidade de ajudar.

Aqui fica o vídeo de como os actos dos mais velhos podem realmente influenciar os mais novos.


">
">
">








SOLANGE MIRANDA

eu sei que ando virada para os videos....mas o que é que queren???? deu-me parra isto :P
aqui ficam alguns videos sobre o voluntariado :D

SOLANGE MIRANDA
">
">
">

sábado, 8 de março de 2008

Dia 8, Dia internacional da mulher
Aki fica uma homenagem aos seres mais magnificos, windos, intelegentes, elegantes, espertos, sensuais, engraçados, simpáticos, polivalentes, desejados, etc etc, do mundo, as MULHERES :D Não fosse eu uma :P




SOLANGE MIRANDA

sexta-feira, 7 de março de 2008

SIDA

PODE CONTER CENAS EXPLICITAS
">">

Porque prevenir é importante.....
Porque o preservativo não é incomodo....
Porque o preservativo não tira o prazer....
Porque o preservativo com sabores é divertido....
Porque o preservativo com cores é engraçado....
Porque o preservativo estriado dá mais prazer.....
Porque o preservativo cold aumenta o tempo de erecção....

Porque sem o preservativo podes ficar infectado com SIDA

Por isto é muito mais, usa preservativo
">
Não é só uma doença de homossexuais, mas existe em maior abundância nos homens, por isso se és homem e és homossexual tem um cuidado redobrado.


Para terminar, porque nunca é demais repetir
">
SOLANGE MIRANDA

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A Pobreza

A pobreza é uma realidade complexa e multifacetada, que nas sociedades contemporâneas se apresenta com vários rostos e múltiplas causas, exigindo, por isso respostas diversificadas, e que na nossa sociedade, a portuguesa nos passa cada vez mais ao lado, sem dar-mos conta disso.






A pobreza constitui uma realidade existente no Mundo, mas que ninguém quer ver!






Acreditem, que esta realidade é o principal problema das sociedades contemporâneas, quer dos países desenvolvidos, quer dos países em vias de desenvolmento. E não pensem que a pobreza apenas existe em determinados seguementos da população, como os pensionistas ou os desempregados. Este grande flagelo afecta também boa parte dos trabalhadores.
Sabiam que a linha de pobreza é o termo utilizado para descrever o nível de renda anual com o qual uma pessoa ou uma família não possui condições de obter todos os recursos necessários para viver.
Para uma pessoa estar abaixo da linha da pobreza, ela precisa de ganhar menos de 2 dólares por dia, o que significa que viveriam em condições de vida que podiam ser inaceitáveis para um ser humano!




A Pobreza é uma violação dos direitos humanos!





Portugal possui dos mais altos valores à escala europeia, no que respeita aos indicadores de pobreza e assimetria de rendimentos.









A pobreza, em Portugal, é um problema social grave e o seu não reconhecimento tem-se revelado, ultimamente, um dos maiores entraves à sua erradicação.





1 em cada 5 portugueses( 21% da população total) vive no limiar da pobreza.




Posto isto, a resposta do presidente da república, Cavaco Silva foi: "Envergonho-me um pouco desta posição"(...) "Estou convencido que o estado só por si não consegue resolver estes problemas"pois para Cavaco Silva é preciso que "os cidadãos se organizem, trazendo ao de cima a sua consciência social" de modo a que consigam combater a pobreza.





Acabar com a pobreza?














O sonho é possível!

















Será?
Vânia Alheiro

Acção social - Rendimento social de Inserção



Constitui um mecanismo de combate à pobreza, tendo como principal objectivo assegurar aos cidadãos e aos seus agregados familiares recursos que contribuem para a satisfação das suas necessidades mínimas e paralelamente, favorecer a progressiva inserção social, laboral e comunitária.

Mas nem sempre isto acontece ou para se conseguir um RIS é preciso batalhar muito...

Conto-vos agora um caso real que me chocou bastante:

Um casal com dois filhos gémeos eram benfeitores da AMI, todos os anos, no fim do Verão e do Inverno lá vinham eles entregar roupas que tinham deixado de servir aos seus filhos e as próprias crianças entregavam os seus brinquedos dizendo serem para as crianças que precisavam.


Até que um dia este casal chegou à fundação da AMI e a socióloga perguntou:" Então o que vêm cá trazer hoje? Não costumam vir cá nesta altura!". A senhora começou a chorar e a socióloga percebeu que algo de errado se passava, que nunca devia de ter feito aquela pergunta pois tinha avaliado mal o caso.


O casal lá explicou que a empresa onde ambos trabalhavam tinha falido e que tinham ficados desempregados, tinham gasto todas as economias, até já tinham vendido o carro. Pior que isso, e o que mais os preocupava é que tinham deixado de ter condições para sustentar os filhos e tiveram que os entregar aos avós paternos. Nesta altura, até já passavam fome e queriam vender a casa (casa esta, que estava a ser paga ao banco). A socióloga disse que não, porque aquilo que pagavam de prestação iam pagar numa pensão (paga pela segurança social) sem condições para educar duas crianças.



Tentou ligar para a segurança social para que lhes arranjassem um subsidio que foi recusado visto que este casal era proprietário, mas depois da socióloga tanto ter insistido lá lhe concederam o subsidio.

Passado dois meses o senhor arranjou emprego e quis pagar os dois meses que a segurança social lhe tinha emprestado, mas a socióloga convenceu-o a entregar apenas um e assim foi...

O feedback da segurança social foi para convencer o senhor a não entregar o dinheiro, pois nunca tinham recebido dinheiro de ninguém e não sabiam lidar com a situação. Para verem, o caso foi a Lisboa para ser resolvido!



Uma pessoa que foi sempre benfeitor não podia ser beneficiário por algum tempo?




Há sempre uma lição de vida em todas as histórias qual é a que tirou desta?
Vânia Alheiro