Ser voluntário é ser útil, deliberadamente, sem esperar recompensas nem compensações.

Ser voluntário é, por vezes, um benção para quem benificia.
WWW.BLOGAO.KIT.NET

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A Pobreza

A pobreza é uma realidade complexa e multifacetada, que nas sociedades contemporâneas se apresenta com vários rostos e múltiplas causas, exigindo, por isso respostas diversificadas, e que na nossa sociedade, a portuguesa nos passa cada vez mais ao lado, sem dar-mos conta disso.






A pobreza constitui uma realidade existente no Mundo, mas que ninguém quer ver!






Acreditem, que esta realidade é o principal problema das sociedades contemporâneas, quer dos países desenvolvidos, quer dos países em vias de desenvolmento. E não pensem que a pobreza apenas existe em determinados seguementos da população, como os pensionistas ou os desempregados. Este grande flagelo afecta também boa parte dos trabalhadores.
Sabiam que a linha de pobreza é o termo utilizado para descrever o nível de renda anual com o qual uma pessoa ou uma família não possui condições de obter todos os recursos necessários para viver.
Para uma pessoa estar abaixo da linha da pobreza, ela precisa de ganhar menos de 2 dólares por dia, o que significa que viveriam em condições de vida que podiam ser inaceitáveis para um ser humano!




A Pobreza é uma violação dos direitos humanos!





Portugal possui dos mais altos valores à escala europeia, no que respeita aos indicadores de pobreza e assimetria de rendimentos.









A pobreza, em Portugal, é um problema social grave e o seu não reconhecimento tem-se revelado, ultimamente, um dos maiores entraves à sua erradicação.





1 em cada 5 portugueses( 21% da população total) vive no limiar da pobreza.




Posto isto, a resposta do presidente da república, Cavaco Silva foi: "Envergonho-me um pouco desta posição"(...) "Estou convencido que o estado só por si não consegue resolver estes problemas"pois para Cavaco Silva é preciso que "os cidadãos se organizem, trazendo ao de cima a sua consciência social" de modo a que consigam combater a pobreza.





Acabar com a pobreza?














O sonho é possível!

















Será?
Vânia Alheiro

Acção social - Rendimento social de Inserção



Constitui um mecanismo de combate à pobreza, tendo como principal objectivo assegurar aos cidadãos e aos seus agregados familiares recursos que contribuem para a satisfação das suas necessidades mínimas e paralelamente, favorecer a progressiva inserção social, laboral e comunitária.

Mas nem sempre isto acontece ou para se conseguir um RIS é preciso batalhar muito...

Conto-vos agora um caso real que me chocou bastante:

Um casal com dois filhos gémeos eram benfeitores da AMI, todos os anos, no fim do Verão e do Inverno lá vinham eles entregar roupas que tinham deixado de servir aos seus filhos e as próprias crianças entregavam os seus brinquedos dizendo serem para as crianças que precisavam.


Até que um dia este casal chegou à fundação da AMI e a socióloga perguntou:" Então o que vêm cá trazer hoje? Não costumam vir cá nesta altura!". A senhora começou a chorar e a socióloga percebeu que algo de errado se passava, que nunca devia de ter feito aquela pergunta pois tinha avaliado mal o caso.


O casal lá explicou que a empresa onde ambos trabalhavam tinha falido e que tinham ficados desempregados, tinham gasto todas as economias, até já tinham vendido o carro. Pior que isso, e o que mais os preocupava é que tinham deixado de ter condições para sustentar os filhos e tiveram que os entregar aos avós paternos. Nesta altura, até já passavam fome e queriam vender a casa (casa esta, que estava a ser paga ao banco). A socióloga disse que não, porque aquilo que pagavam de prestação iam pagar numa pensão (paga pela segurança social) sem condições para educar duas crianças.



Tentou ligar para a segurança social para que lhes arranjassem um subsidio que foi recusado visto que este casal era proprietário, mas depois da socióloga tanto ter insistido lá lhe concederam o subsidio.

Passado dois meses o senhor arranjou emprego e quis pagar os dois meses que a segurança social lhe tinha emprestado, mas a socióloga convenceu-o a entregar apenas um e assim foi...

O feedback da segurança social foi para convencer o senhor a não entregar o dinheiro, pois nunca tinham recebido dinheiro de ninguém e não sabiam lidar com a situação. Para verem, o caso foi a Lisboa para ser resolvido!



Uma pessoa que foi sempre benfeitor não podia ser beneficiário por algum tempo?




Há sempre uma lição de vida em todas as histórias qual é a que tirou desta?
Vânia Alheiro