Constitui um mecanismo de combate à pobreza, tendo como principal objectivo assegurar aos cidadãos e aos seus agregados familiares recursos que contribuem para a satisfação das suas necessidades mínimas e paralelamente, favorecer a progressiva inserção social, laboral e comunitária.
Mas nem sempre isto acontece ou para se conseguir um RIS é preciso batalhar muito...
Mas nem sempre isto acontece ou para se conseguir um RIS é preciso batalhar muito...
Conto-vos agora um caso real que me chocou bastante:
Um casal com dois filhos gémeos eram benfeitores da AMI, todos os anos, no fim do Verão e do Inverno lá vinham eles entregar roupas que tinham deixado de servir aos seus filhos e as próprias crianças entregavam os seus brinquedos dizendo serem para as crianças que precisavam.

Até que um dia este casal chegou à fundação da AMI e a socióloga perguntou:" Então o que vêm cá trazer hoje? Não costumam vir cá nesta altura!". A senhora começou a chorar e a socióloga percebeu que algo de errado se passava, que nunca devia de ter feito aquela pergunta pois tinha avaliado mal o caso.
O casal lá explicou que a empresa onde ambos trabalhavam tinha falido e que tinham ficados desempregados, tinham gasto todas as economias, até já tinham vendido o carro. Pior que isso, e o que mais os preocupava é que tinham deixado de ter condições para sustentar os filhos e tiveram que os entregar aos avós paternos. Nesta altura, até já passavam fome e queriam vender a casa (casa esta, que estava a ser paga ao banco). A socióloga disse que não, porque aquilo que pagavam de prestação iam pagar numa pensão (paga pela segurança social) sem condições para educar duas crianças.

Tentou ligar para a segurança social para que lhes arranjassem um subsidio que foi recusado visto que este casal era proprietário, mas depois da socióloga tanto ter insistido lá lhe concederam o subsidio.
Passado dois meses o senhor arranjou emprego e quis pagar os dois meses que a segurança social lhe tinha emprestado, mas a socióloga convenceu-o a entregar apenas um e assim foi...
O feedback da segurança social foi para convencer o senhor a não entregar o dinheiro, pois nunca tinham recebido dinheiro de ninguém e não sabiam lidar com a situação. Para verem, o caso foi a Lisboa para ser resolvido!

Uma pessoa que foi sempre benfeitor não podia ser beneficiário por algum tempo?
Há sempre uma lição de vida em todas as histórias qual é a que tirou desta?
Vânia Alheiro









2 comentários:
Está muito bem o post! =)
Esse caso...
Foi certamente complicado para essa familia perder tudo...a segurança social devia apoiar mais as pessoas que passam por essas dificuldades económicas e assim dar um dia melhor a essas famílias.
Continuem o vosso trabalho..vao no bom caminho!!!
Beijinhos
é isso e gatas a afogarem-s em copos de h20
Enviar um comentário